sexta-feira, 29 de junho de 2012

Dor de cabeça



Era uma sexta-feira. Muita gente aglomerava-se em volta de Chico. Ele, de pé, abraçava um, dirigia a palavra a outro. Quando aproximou-se dele uma jovem senhora, reclamando de forte dor de cabeça. Chico a ouviu atentamente e convidou-a a sentar-se na assistência para participar do encontro.


A palestra transcorreu normalmente.


Depois da meia-noite, termina a reunião, a senhora que reclamara da dor de cabeça achegou-se ao médium, com a fisionomia radiante e feliz. A dor de cabeça cessara nos primeiros minutos das tarefas. Chico sorriu docemente, despedindo-se dela com carinho.

Instantes depois, explicou:
- Emmanuel me disse que aquela senhora teve uma discussão muito forte com o marido, chegando quase a ser agredida fisicamente. O marido desejou dar-lhe uma bofetada e não o fez por recato natural. Contudo, agrediu-a vibracionalmente, provocando uma concentração de fluidos deletérios que lhe invadiram o aparelho auditivo, causando a dor de cabeça. Tão logo começou a reunião, Dr. Bezerra colocou a mão sobre sua cabeça e vi sair de dentro de seu ouvido um cordão fluídico escuro, negro, que produzia a dor. Eu estava psicografando mas, orientado por Emmanuel, pude acompanhar todo o fenômeno.

“O grito de cólera é um raio mortífero, que penetra o círculo de pessoas em que foi pronunciado e aí se demora, indefinidamente, provocan­do moléstias, dificuldades e desgostos.” – Néio Lúcio, psicografia de Chico Xavier

“Quando haja de reclamar isso ou aquilo, espere que as emoções se mostrem pacificadas, um grito de cólera, muitas vezes, tem a força de um punhal.” - André Luiz, psicografia de Chico Xavier

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 20 de junho de 2012

O blog está crescendo!

Ficamos gratos em saber que outros países visitaram o blog, e mais felizes ainda de saber que a mensagem espírita está sendo divulgada a mais pessoas.

É bom saber que podemos fazer diferença na vida de muitas pessoas.
Um obrigado do Blog a todos que o visitam, vocês são especiais!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Lição de Moral


Esta jovem senhora cantou no reality show Britain's got talent e já cativou milhões de pessoas no mundo inteiro. Susan, que tem entre seus fãs Demi Moore e Oprah Winfrey, já é considerada uma estrela global graças a sua performance da canção "I dreamed a dream", do musical "Os miseráveis".

Mais uma vez a vida nos ensina que aparência ou qualquer ideia preconceituosa, de nada valem em relação ao o que existe dentro das pessoas... Lindo e emocionante vídeo, vale a pena assistir.

"Um dos maiores maus da sociedade é o preconceito e a ignorância. Com eles não há evolução."



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 9 de junho de 2012

O Espiritismo de Kardec aos dias de hoje (filme)

Segue, logo abaixo, um filme completo sobre Allan Kardec. Vale a pena conferir...



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Saiba mais sobre os mecanismos da mediunidade


Mediunidade não é criação do Espiritismo, segundo estudiosos da doutrina dos espíritos, ela sempre existiu, passando por diversas fases. No oriente antigo: Egito, Pérsia, Babilônia, na Síria, mais tarde no Ocidente, Grécia e Roma, a presença de magos, Pítons, Pitonisas, se transformaram em profetas, ou seja, aquele que conhece o futuro por intermédio de meios paranormais. No Egito a mediunidade num caráter mais amplo, a comunicação com as almas dos antepassados e na Grécia, conselheiros dos reis.

Segundo Antonio Carlos Laferreira, médium, na idade média, o conceito sobre mediunidade foi caracterizado como intervenção demoníaca e, a partir do século VI, os médiuns denominados: feiticeiros, passaram a ser perseguidos, mas mantiveram a voz e passaram a gritar sobre os abusos da religião, a intolerância sacerdotal e adulteração do pensamento de Cristo.

Ressalta o médium que foi nesse momento que apareceram vozes credenciadas na mediunidade gloriosa como: Francisco de Assis, Joana D’Arc, Tereza D´Avila e muitos outros, oferecendo a confirmação que o Homem não é apenas um punhado de carne e ossos, mas é ser imortal, que segue na direção de ampliar sua própria consciência.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

OVNI's Existem?


No livro "Pelos Caminhos da Mediunidade Serena", a médium Yvonne A. Pereira fala, numa entrevista, sobre o meio de transporte usado pela Legião dos Servos de Maria, no Vale dos Suicidas.

ALTIVO PANPHIRO PERGUNTA PARA A MÉDIUM YVONNE A. PEREIRA: "Na obra "Memórias de um Suicida", a senhora fala sobre as carruagens, o meio de transporte usado pela Legião dos Servos de Maria para transportar os espíritos suicidas. Poderia adicionar alguns comentários sobre isso?" YVONNE A. PEREIRA RESPONDE: "Com relação aos meios de transporte, eu os vi de duas espécies. O primeiro tipo de veículo é para retirar os espíritos daquele vale, verdadeiro antro, que é quase a Terra. Quem retirava aqueles espíritos dali eram os servidores da colônia. Para isso, utilizavam um veículo redondo, cheio de janelinhas ao redor, no qual se subia por meio de uma pequena escada. Mas nem todos subiam. Alguns ficavam aos gritos do lado de fora, sem entrar. No interior, era todo acolchoado, muito bonito e muito cômodo. Parecia recoberto por cetim ou seda, pois o tecido reluzia. Os espíritos sentavam-se ali e ficavam muito bem acomodados. Eu acredito que esse conforto era, antes de tudo, um primeiro ato de caridade, para aqueles espíritos se consolarem. Em cada detalhe percebíamos a ação da misericórdia divina.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Amuletos e Talismãs

O Espiritismo não adota qualquer talismã ou amuleto, porque levam as pessoas a buscar segurança em coisas materiais e exteriores, em vez de se firmar na fé espiritual, em Deus, em si mesma, na ação dos bons espíritos e nas leis divinas que regem harmoniosamente a vida universal.   

Há uma tendência profundamente arraigada em todas as culturas de atribuir poderes mágicos a objetos e palavras cabalísticas, com o propósito de atrair ou afastar forças espirituais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O que são influências espirituais?


Influenciar é o ato de ascender, ordenar ou preponderar uma atitude, um pensamento e sentimento que se submete a uma vontade para todo aquele que está sendo influenciado.
 A influência espiritual acontece de algumas formas, tanto por uma inspiração, quanto por uma subjugação de espíritos mais e menos esclarecidos. Afirmam os estudiosos do Espiritismo que somos mais influenciados do que acreditamos ser, ressaltando que nossas vontades nem sempre são nossas, o que caracteriza a frase proferida por Jesus “orai e vigiai” como atitudes cruciais para mantermos o nosso livre arbítrio.

 O dicionário da língua portuguesa esclarece que a palavra inspiração significa sugestão, conselho, ações que determinam a influência de fora para dentro, ou seja, de algo ou alguém que movimenta em nós a vontade de sentir, pensar e agir.
 Na obra “O Livro dos Espíritos”, por Allan Kardec, capítulo IX – Intervenção dos Espíritos no mundo Corpóreo, encontramos a pergunta 486 que diz: “Os Espíritos se interessam pelos nossos infortúnios e pela nossa prosperidade? Os que nos querem bem se afligem pelos males que experimentamos na vida? – Os bons Espíritos fazem todo o bem que podem e se sentem felizes com as vossas alegrias. Eles se afligem com os vossos males, quando não os suportais com resignação, porque então, esses males não vos dão resultados, pois procedeis como o doente que rejeita o remédio amargo destinado a curá-lo”.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quem foi Maria para os espíritas?


Maria ganhou muitos nomes pelos católicos. Por exemplo: Nossa Senhora de Fátima, pela aparição em Fátima (Portugal); Nossa Senhora Aparecida, por ter sido encontrado uma imagem na cidade de Aparecida durante uma pesca; o título de rainha, etc., são nomes e títulos que a Igreja Católica deu a Maria.
Para nós, espíritas, ela foi aqui na Terra, Maria a mãe de Jesus. Hoje, é um espírito que continua a trabalhar na Seara do Senhor, não mais como mãe, mas como irmã de Jesus e de todos nós, já que aprendemos que somos todos filhos de Deus, e aqui na Terra nós não “somos” mães, filhos, netos, etc., nós “estamos” por um breve tempo desempenhando tais papéis.
Temos grande admiração e respeito a este espírito que aceitou a missão de receber o maior espírito que o planeta Terra já recebeu: JESUS. E foi ele que pediu que fôssemos "mansos como as pombas, mas prudentes como as serpentes". E nós somos mansos como as pombas e nos esquecemos de ser prudente como a serpente. E tudo que os outros dizem, nós acreditamos. Vejamos que na idade média, a religião tradicional dizia para o povo que o mundo ia acabar. E o povo saía entregando as fazendas, as cabras, as casas, para a religião dominante. Mas, se o mundo ia acabar, porque a religião recebia? E ninguém refletia sobre isto? Mostrando como somos tolos.
Temos que pensar no que está sendo apregoado, se faz sentido. E na maioria das vezes, veremos que são coisas ridículas. E os zombeteiros tiram proveito disso, enquanto nós nos conformamos dizendo que isso é das religiões. As pessoas mais atentas dirão: “Tá vendo, o que a religião faz com a cabeça dos outros?” Mas não é a religião, são alguns religiosos encarnados ou desencarnados, ou pseudo religiosos, seria melhor dizer, que se valem do nome da crença, da atitude das pessoas, da imaturidade emocional dos indivíduos, e saem por ai pregando. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Amadurecer


Nunca entendi ao certo o significado dessa palavra.
Mas hoje eu consigo entender.
Sim, eu entendo,
Entendo porque hoje vejo que a vida é passageira
Que o tempo é breve
E que o amanhã é uma conseqüência do ontem.

Entendo mais ainda
Pois sei que muito errei
Que muito chorei
E que muito me desiludi.

Entendo também que sonhos são acolhedores
E mesmo cruéis
Sim, cruéis,
Cruéis porque nem todos foram feitos para se realizar
E sim feitos para adocicar a alma.
Mas eu prefiro acreditar que TODOS eles,
Digo todos,
Realizar-se-ão.

Entendo que Deus é magnífico e
Faz da minha vida
Um verdadeiro desafio
Sim, desafio,
Desafio porque a cada dia Ele me dá
Chances para recomeçar e assim
Evoluir meu ser.

Entendo a diferença entre o amor e o ódio
A verdade e a mentira
A bondade a maldade
A felicidade e a tristeza
A fé e o ceticismo
São duas faces que eu consigo enxergar
Todos os dias.
Sim, TODOS OS DIAS.

Entendo que a velhice
Assim como a morte
São uma das melhores invenções desta vida.
Sim, uma das melhores
Porque é necessário que morramos
Para que o aprendizado seja, de fato,
Concretizado.

Entendo
Acima de tudo
Que nada
Digo nada
É possível
Se não há a liberdade de evoluirmos neste
E em outros mundos.
Isso é vida
Isso é amadurecer.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A Sopa - Reflexão

Uma pessoa que, ao observar os necessitados tomando sopa, perguntou para Chico Xavier:

- O senhor acha que um prato de sopa vai resolver o problema da fome no mundo?

Chico, sem titubear respondeu:

- O banho também não resolve o problema da higiene no mundo, mas nem por isso podemos dispensá- lo.


Emmanuel aconselha na mensagem "Crítica e Serviço":

"Se muitos companheiros estão vigiando os teus gestos procurando o ponto fraco para criticarem, outros muitos estão fixando ansiosamente o caminho em que surgirás, conduzindo até eles a migalha do socorro de que necessitam para sobreviver.

É impossível não saibas quais deles formam o grupo de trabalho em que Jesus te espera."

Observação de Rudymara: Uns vigiam nossos gestos para criticar, outros nos aguardam para receber a migalha que levamos para eles e que necessitam para sobreviver. Que grupo Jesus espera que façamos parte? O grupo que trabalha ou o que critica?


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fluído Vital



FLUÍDO VITAL 

O fluido vital, também chamado de princípio vital, é uma forma modificada do fluido cósmico universal. Ele é o elemento básico da vida. Vida aqui considerada no sentido atribuído pela ciência, que se caracteriza pelos fenômenos do nascimento, crescimento, reprodução e morte. Observe que nessa categoria, evidentemente, não se incluem os Espíritos, já que não satisfazem, pelo menos, às duas últimas condições - reprodução e morte. Em Gabriel Delanne (A Evolução Anímica) vamos encontrar literalmente: “a alma não é vivente”, porque seja mais e melhor: - tem “existência integral”.  
Em “A Gênese”, Kardec assegura que “pela morte, o princípio vital se extingue”. De fato é a existência, ou não, de fluido vital que distingue um corpo vivo de outro sem vida. A diferença entre uma árvore viva e um pedaço de madeira é justamente a presença do fluido vital na primeira e sua ausência na segunda.

Apesar de já contarmos, ao nascer, com certa quantidade de fluido vital, o nosso corpo precisa ser constantemente suprido deste fluido, em razão da sua constante utilização, principalmente nos processos ligados ao metabolismo. É, contudo, característica dos seres vivos a capacidade de produzir fluido vital, continuamente, a partir do fluido cósmico universal, como também a capacidade de absorvê-lo diretamente, a partir dos próprios alimentos. Uma outra possibilidade de absorção do fluido vital é através da transfusão fluídica. Kardec refere claramente essa possibilidade quando afirma que: “O fluido vital se transmite de um indivíduo a outro”. É justamente essa propriedade,característica do fluido vital, um dos fundamentos em que se baseia o passe.

No mesmo capítulo da obra de Kardec citada acima encontramos ainda a informação: “A quantidade de fluido vital não é a mesma em todos os seres orgânicos: varia segundo as espécies, e não é constante no mesmo indivíduo, nem nos vários indivíduos de uma mesma espécie.” Realmente, na infância, a capacidade de processar o fluido cósmico para a produção do fluido vital é muito acentuada. Essa capacidade se mantém mais ou menos inalterada durante a juventude, mas a partir de certa idade ela torna-se bastante reduzida, fato este que leva a uma diminuição progressiva da vitalidade do indivíduo, levando ao envelhecimento geral do organismo. A morte ocorre quanto o organismo perde a capacidade de produzir e reter uma certa quantidade mínima de fluido vital - morte natural - ou quando uma lesão mais séria no corpo físico provoca uma taxa de escoamento desse fluido em quantidades superiores à sua capacidade de produção - morte acidental.

Os seres do mundo espiritual, por não possuírem fluido vital, é que necessitam do nosso concurso, como indispensável, para muitas das tarefas assistenciais a que se propõem. (Luiz Carlos Gurgel - Obra: O Passe Espírita).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Gnomos e Duendes

A sociedade deu a estes tipos de seres variados nomes, dentre eles os mais comuns são Gnomos e Duendes. Bom, eles existem sim, mas não da forma mística ou mágica pela qual as pessoas costumam falar. Esses seres, geralmente, são espíritos muito afins à natureza e não suportam vê-la em degradação. São espíritos que provocam os fenômenos da natureza, são zombeteiros, e na maioria das vezes possuem um caráter engraçado, pois gostam de se comprazerem na vida das pessoas, etc. No livro dos Espíritos, a obra básica da doutrina espírita, é esclarecido em um capítulo sobre estes seres:

  • Na terceira Ordem - Espíritos Imperfeitos temos :

( L.E. 103) Nona classe. Espíritos Levianos – São ignorantes, maliciosos, inconsequentes e zombeteiros. Envolvem-se em tudo, respondem a tudo, sem se preocupar com a verdade. Comprazem-se em causar pequenos desgostos e pequenas alegrias, atormentar e induzir maliciosamente ao erro por meio de mistificações e espertezas. A esta classe pertencem os Espíritos vulgarmente designados sob os nomes de duendes, trasgos, gnomos, diabretes. Estão sob a dependência dos Espíritos Superiores, que se utilizam deles, muitas vezes, como fazemos com os nossos servidores.

Nas suas comunicações com os homens, a linguagem é algumas vezes espirituosa e engraçada, mas quase sempre sem profundidade. Compreendem os defeitos e o ridículo humanos, exprimindo-os em tiradas mordazes e satíricas. Se usam nomes supostos, é mais para se divertir conosco do que por maldade.


Logo abaixo, há um jogo de perguntas e respostas, também no livro dos espíritos, em que é falado desses seres e o como eles agem na natureza.


Ação dos Espíritos nos fenômenos da Natureza

536. São devidos a causas fortuitas, ou, ao contrário, têm todos um fim providencial, os grandes fenômenos da Natureza, os que se consideram como perturbação dos elementos?
“Tudo tem uma razão de ser e nada acontece sem a permissão de Deus.”

536a) - Objetivam sempre o homem esses fenômenos?
“Às vezes têm, como imediata razão de ser, o homem. Na maioria dos casos, entretanto, têm por único motivo o restabelecimento do equilíbrio e da harmonia das forças físicas da Natureza.”

536b) - Concebemos perfeitamente que a vontade de Deus seja a causa primária, nisto como em tudo; porém, sabendo que os Espíritos exercem acção sobre a matéria e que são os agentes da vontade de Deus, perguntamos se alguns dentre eles não exercerão certa influência sobre os elementos para os agitar, acalmar ou dirigir?
“Mas evidentemente. Nem poderia ser de outro modo. Deus não exerce ação directa sobre a matéria. Ele encontra agentes dedicados em todos os graus da escala dos mundos.”

537. A mitologia dos antigos se fundava inteiramente em idéias espíritas, com a única diferença de que consideravam os Espíritos como divindades. Representavam esses deuses ou esses Espíritos com atribuições especiais. Assim, uns eram encarregados dos
ventos, outros do raio, outros de presidir ao fenômeno da vegetação, etc. Semelhante crença é totalmente destituída de fundamento?
“Tão pouco destituída é de fundamento, que ainda está muito aquém da verdade.”

537a) - Poderá então haver Espíritos que habitem o interior da Terra e presidam aos fenômenos geológicos?
“Tais Espíritos não habitam positivamente a Terra. Presidem aos fenômenos e os dirigem de acordo com as atribuições que têm. Dia virá em que recebereis a explicação de todos esses fenômenos e os compreendereis melhor.”

538. Formam categoria especial no mundo espírita os Espíritos que presidem aos fenômenos da Natureza? Serão seres à parte, ou Espíritos que foram encarnados como nós?
“Que foram ou que o serão.”
538a) - Pertencem esses Espíritos às ordens superiores ou às inferiores da hierarquia espírita?
“Isso é conforme seja mais ou menos material, mais ou menos inteligente o papel que desempenhem. Uns mandam, outros executam. Os que executam coisas materiais são sempre de ordem inferior, assim entre os Espíritos, como entre os homens.”


 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Diferenças entre Clarividência, Vidência, Audiência, Clariaudiência, Dupla vista.

A vidência e a clarividência são essencialmente anímicas. Trata-se da visão que o próprio Espírito encarnado tem do mundo invisível. Não há interferência de Espíritos e por isso não deveria (segundo Allan Kardec), ser considerada mediunidade. Mas, para fins de classificação, ele é tida como sendo uma mediunidade. 

Mesmo nos casos em que um Espírito amigo mostra um quadro projetado no ambiente astral, ainda assim, é o médium quem vê. Há ajuda na formação do quadro, mas não na visão propriamente dita. 

Vidência é a faculdade superficial. Clarividência, a mesma faculdade, mas com alcance mais profundo, podendo estender-se no espaço e (em alguns casos) no tempo. 

A dupla-vista é a clarividência, acompanhada da projeção do Espírito no mundo astral. Trata-se do chamado "desdobramento". Entendemos a mediunidade de audiência como aquela em que a voz aparece na intimidade do ser. A clariaudiência é diferente, por tratar-se de uma voz clara, exterior.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Alimentação Carnívora


Em mais um maravilhoso vídeo de Chico Xavier, ele explica a questão da alimentação carnívora. Vale a pena conferir.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 5 de junho de 2012

Vale a pena ver de novo...

O filme Ghost - Do outro lado da vida, apesar de romântico e com caráter dramático, é um filme com uma certa filosofia espírita e que vale a pena, para quem não viu, ver! Segue, logo abaixo, a sinopse do filme e o trailer, assim como a música tema, que é linda!


Título Original: Ghost
Ano de Produção: 1990


  • Sinopse e detalhes
Sam Wheat (Patrick Swayze) e Molly Jensen (Demi Moore) formam um casal muito apaixonado que tem suas vidas destruídas, pois ao voltarem de uma apresentação de "Hamlet" são atacados e Sam é morto. No entanto, seu espírito não vai para o outro plano e decide ajudar Molly, pois ela corre o risco de ser morta e quem comanda a trama, e o mesmo que tirou sua vida, é quem Sam considerava seu melhor amigo. Para poder se comunicar com Molly ele utiliza Oda Mae Brown (Whoopi Goldberg), uma médium trambiqueira que consegue ouvi-lo, para desta maneira alertar sua esposa do perigo que corre.


  • Segue abaixo trechos do filme:


  • Música Tema do filme





  • Segue abaixo o filme completo e dublado para assistir online:




 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Poema de Chico Xavier

Geralmente, lemos as psicografias de Chico Xavier, mas este é um poema do próprio Chico.




"Que Deus não permita que eu perca o ROMANTISMO, 

mesmo eu sabendo que as rosas não falam.

Que eu não perca o OTIMISMO,
mesmo sabendo que o futuro que nos espera não é assim tão alegre.

Que eu não perca a VONTADE DE VIVER,
mesmo sabendo que a vida é, em muitos momentos, dolorosa...

Que eu não perca a vontade de TER GRANDES AMIGOS,
mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas...

Que eu não perca a vontade de AJUDAR AS PESSOAS,
mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, reconhecer e retribuir esta ajuda.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Casas Assombradas

Neste post, irei falar a questão das casas que são frequentemente atingidas por algum tipo de assombração e devido a isso levaram o famoso nome de casas mal assombradas. Tentarei esclarecer a verdade por trás destes efeitos, que são explicados nas ideias espíritas.

Segundo definição, Casa assombrada ou Casa mal-assombrada é o nome dado a uma casa onde supostamente acontecem eventos insólitos sem que se encontre uma causa física para os mesmos. Tais eventos podem ir desde ruídos ou movimentação de objetos até alegadas aparições de vultos mais ou menos distintos aos quais se chama de assombrações ou fantasmas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...