domingo, 9 de outubro de 2011

Vocabulário Espírita

Abaixo temos algumas palavras que dizem respeito à doutrina espírita. Vale a pena entendê-las.


Universo: Criação de Deus. Todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados fazem parte dele. Comporta vários mundos habitados com seres em diferentes graus de evolução.
Deus: É considerado uma forma de inteligência suprema. Eterno, imutável, imaterial, justo, bom e onipotente.
Cristo: Ao contrário do que pregam a maior parte das religiões cristãs, Jesus Cristo não é o filho de Deus, mas um espírito mais evoluído. E um modelo para toda a humanidade.
Espíritos: Seres inteligentes da criação. São criados ignorantes e evoluem ao longo de várias vidas até alcançarem a perfeição. Dividem-se em "espíritos puros" (perfeição máxima), "bons espíritos" (em que predomina o desejo do bem) e "espíritos imperfeitos" (caracterizados pelo desejo do mal).
Homem: Espírito encarnado em um corpo material.
Reencarnação: O espírito atravessa várias existências como encarnado. Cada uma delas é um estágio evolutivo rumo à perfeição.
Desencarnar: A morte (desencarnação) é encarada como apenas mais um estágio da vida espiritual. Considerada a verdadeira vida. Não é compreendida como uma cisão definitiva entre as pessoas que se amam, mas apenas uma separação temporária no mundo físico.
Livre-arbítrio: O homem tem várias escolhas na vida, mas responde por todas suas ações.
Prece: A prece torna melhor o homem e é um ato de adoração a Deus.

Texto retirado da revista Super interessante, ano 2002, ed. 180

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Olá Camila, é a primeira vez que vejo seu site etc. Estou intrigado com algo que está me acontecendo, já é a terceira vez que vejo pessoas por assim dizem em meu quarto enquanto estou deitado, meuitas vezes, sonolento, quando abro os olhos de repente, ontem, 09/07/2015 estava recostado vendo TV me bateu sono, cochilei, e quando abro os olhos vejo bem claro e iluminada, uma menina cabelos de palha (louros) vestidinho caipira, bem encostada a TV, mas logo desapareceu! O que seria isso? Quando eu era criança, via muitas coisas e ouvia vozes, mas hoje depois de muitos anos, tudo desapareceu para agora aos poucos, começar a voltar. Se você puder me ajudar, fico grato. Obrigado.

    ResponderExcluir