segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O Juízo Final na Visão Espírita

Segundo o Espiritismo, o planeta Terra não terá um fim, como descreve o mito cristão do Juízo Final, mas uma transformação, na época de sua regeneração, em que o nosso planeta atingirá mais uma etapa evolutiva, subindo um degrau a mais na sua evolução material e moral, semelhante à que ocorreu no planeta Capela, há milhares de anos atrás (descrito na matéria de anteontem), e semelhante às etapas de regeneração que ocorrem constantemente nos milhares de outros planetas habitados do Universo.  
Na fase de regeneração do planeta Terra, os seus habitantes que ainda não tiverem atingido o nível de adiantamento moral adequado à sua nova etapa evolutiva, não mais reencarnarão aqui, mas em outros planetas de níveis semelhantes ou inferiores ao do planeta Terra. Isto, porém, não é o fim do mundo, mas o início de uma nova era para o planeta Terra, uma era de mais união, amor, paz e fraternidade entre os seus habitantes. Na nova fase evolutiva da Terra, repito, só reencarnarão nela espíritos mais evoluídos do que a grande maioria dos atuais habitantes dela, os quais serão exilados para outros planetas de nível semelhante ou inferior ao de nosso atual planeta Terra. Nesse sentido, reflitamos agora sobre o Juízo Final, na visão espírita, conforme os lúcidos esclarecimentos fornecidos por Allan Kardec, o codificador da Doutrina dos Espíritos:

Chegado o momento em que, pelo progresso moral de seus habitantes, o globo terráqueo tem de ascender na hierarquia dos mundos, interdito será ele, como morada, a encarnados e desencarnados que não hajam aproveitado os ensinamentos que uns e outros se achavam em condições de aí receber. Serão exilados para mundos inferiores, como o foram outrora para a Terra os da raça adâmica, vindo substituí-los Espíritos melhores. Essa separação é que se acha figurada por estas palavras sobre o juízo final: “Os bons passarão à minha direita e os maus à minha esquerda.”

A doutrina de um juízo final, único e universal, pondo fim para sempre à Humanidade, repugna à razão, por implicar a inatividade de Deus, durante a eternidade que precedeu à eternidade da Terra e durante a eternidade que se seguirá à sua destruição. Que utilidade teriam então o Sol, a Lua e as estrelas que, segundo a Gênese, foram feitos para iluminar o mundo? Causa espanto que tão imensa obra se haja produzido para tão pouco tempo e a benefício de seres votados de antemão, em sua maioria, aos suplícios eternos.

Materialmente, a idéia de um julgamento único seria, até certo ponto, admissível para os que não procuram a razão das coisas, quando se cria que a Humanidade toda se achava concentrada na Terra e que para seus habitantes fora feito tudo o que o Universo contém. É, porém, inadmissível, desde que se sabe que há milhares de milhares de mundos semelhantes, que perpetuam as Humanidades pela eternidade em fora e entre as quais a Terra é dos menos consideráveis, simples ponto imperceptível.

O juízo, pelo processo da emigração, conforme ficou explicado acima, é racional; funda-se na mais rigorosa justiça, visto que conserva para o Espírito, eternamente, o seu livre-arbítrio; não constitui privilégio para ninguém; a todas as suas criaturas, sem exceção alguma, concede Deus igual liberdade de ação para progredirem; o próprio aniquilamento de um mundo, acarretando a destruição do corpo, nenhuma interrupção ocasionará à marcha progressiva do Espírito. Tais as conseqüências da pluralidade dos mundos e da pluralidade das existências.

Segundo essa interpretação, não é exata a qualificação de juízo final, pois que os Espíritos passam por análogas fieiras a cada renovação dos mundos por eles habitados, até que atinjam certo grau de perfeição. Não há, portanto, juízo final propriamente dito, mas juízos gerais em todas as épocas de renovação parcial ou total da população dos mundos, por efeito das quais se operam as grandes emigrações e imigrações de Espíritos. (KARDEC, A Gênese, cap. 17, n. 63- 67)

SOMENTE O PROGRESSO MORAL PODE REGENERAR A HUMANIDADE

O progresso intelectual realizado até ao presente, nas mais largas proporções, constitui um grande passo e marca uma primeira fase no avanço geral da Humanidade; impotente, porém, ele é para regenerá-la. Enquanto o orgulho e o egoísmo o dominarem, o homem se servirá da sua inteligência e dos seus conhecimentos para satisfazer às suas paixões e aos seus interesses pessoais, razão por que os aplica em aperfeiçoar os meios de prejudicar os seus semelhantes e de os destruir.

Somente o progresso moral pode assegurar aos homens a felicidade na Terra, refreando as paixões más; somente esse progresso pode fazer que entre os homens reinem a concórdia, a paz, a fraternidade.

Será ele que deitará por terra as barreiras que separam os povos, que fará caiam os preconceitos de casta e se calem os antagonismos de seitas, ensinando os homens a se considerarem irmãos que têm por dever auxiliarem-se mutuamente e não destinados a viver à custa uns dos outros.

Será ainda o progresso moral que, secundado então pelo da inteligência, confundirá os homens numa mesma crença fundada nas verdades eternas, não sujeitas a controvérsias e, em conseqüência, aceitáveis por todos.

A unidade de crença será o laço mais forte, o fundamento mais sólido da fraternidade universal, obstada, desde todos os tempos pelos antagonismos religiosos que dividem os povos e as famílias, que fazem sejam uns, os dissidentes, vistos, pelos outros, como inimigos a serem evitados, combatidos, exterminados, em vez de irmãos a serem amados.

A geração que desaparece levará consigo seus erros e prejuízos; a geração que surge, retemperada em fonte mais pura, imbuída de idéias mais sãs, imprimirá ao mundo ascensional movimento, no sentido do progresso moral que assinalará a nova fase da evolução humana. (A Gênese, cap. 18, n. 18-20)

Concluindo, só na visão espírita o Juízo Final tem uma explicação racional




Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/revista-espirita/o-juizo-final-na-visao-espirita/#ixzz22lAr3Y4C
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

13 comentários:

  1. Hoje mesmo li a notícia de que 70 % dos juízes do TJ do RJ ganham acima do teto constitucional, alguns chegando inclusive a faturar mais de 200.000 reais em um único mês ! Li ontem que Maluf pode recorrer ao STJ e ao STJ da sentença que o torna inelegível por crimes de improbidade administrativa. Note-se que ele está respondendo por um crime cometido há mais de vinte anos atrás ! ( quanta celeridade....)Enfim, alguém acredita que a Terra é planeta que caminha para a regeneração ??? Durmam com a dúvida cruel !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha, ainda há muito caminho pela frente, mas lembre-se de que nunca caminhamos para trás, sempre pra frente, do contrário apenas estacionamos :) abraços

      Excluir
    2. Aí é que você se engana Camila, o aumento da criminalidade, do aborto, do homossexualismo, e da corrupção na política são provas irrefutáveis de que existem pessoas que caminham para trás. Não existem outras vidas além da que levamos no plano físico, depois da morte, acabou. O que vem depois é o juízo final, e a destruição de todos aqueles que não viveram de acordo com os ensinos de Deus. Infelizmente o espiritismo está muito equivocado na sua concepção sobre o amor de Deus.

      Excluir
    3. Como bem falado ton02 "AMOR DE DEUS". Que Pai seria esse que destrói a sua própria criação e de todos os seus filhos mesmo que imperfeitos? Deus é misericordioso, manso e pacifico. O que aconteceu foi uma interpretação equivocada em cima dos ensinamentos do evangelho. Se prestar atenção na passagem da Parábola do Juízo Final e abrir a mente fazendo uma analogia com a explicação do Blog, verá nas entrelinhas esse amor Supremo, de um pai que não abandona um filho, que não destrói sua própria criação. O que existe é a Lei de Ordem, causa e efeito, ação e reação, livre-arbítrio. Mesmo o diamante mais embrutecido, pode um dia se quiser receber a lapidação divina, e brilhar nos mais altos cumes da evolução.

      Excluir
  2. Convivência harmônica é dar valor o amor do nosso Deus pai e família abençoada! Convivência harmônica é destruir através da oração do terço a maldade dos inimigos espirituais das trevas que são comandos pelo o Lucifer!Convivência harmônica é pedir proteção do Deus pai contra os ataques da maldade pura e verdadeira que sai do coração do anjo caído que se chama lúcifer! Convivência harmônica é pedir para Deus pai que destrua a maldade que existe nos corações de todos espíritos das trevas e do lúcifer! Convivência harmônica é pedir que Deus pai transforma esse mundo no mundo de paz e de felicidade! Convivência harmônica é pedir para Deus pai colocar os espíritos das trevas e o lúcifer e as pessoas que tem o coração cheio de maldade naquele mundo que se chama purgatório,umbral! Para respeitar a família e todos os irmãos e irmãs e proprio Deus pai! Convivência harmônica é desejar que todos espíritos e pessoas viver em unido com uma família de verdade!Convivência harmônica é viver em paz com sua famílias e parentes e irmãos e irmãs e com Deus pai! Amem1

    ResponderExcluir
  3. ssa uma raça de humanidade de mal educados que dão coisas vulgares como as brigas,ofensa,traição palavões imorais ,vontade de acabar com a vida do próximo ou mata o próximo , cultivar a maldade,sentir prazer ver o outro sofrendo e tem outras coisas ruim! É por isso que essa humanidade esta decadência se destruindo uns aos outros!
    Eu fico atento ao que acontece no mundo e percebo a decadência vivida pela humanidade que cultiva coisas imorais,etc.Por maior que seja o avanço científico e tecnológico a cada dia os valores básicos de moral e o sentindo do amor puro verdadeiro de uma família abençoada por Deus pai.Essa humanidade não esta nem ai com amor puro verdadeiro do nosso Deus pai! A honra e respeito estão se perdendo nesse sociedade ou humanidade mal educados.Os seres humanos destroem aquilo que constroem,luta com seus semelhantes pelos motivos mais fúteis possíveis e vulgariza-se e se sujeita as piores humilhações em busca do poder e da riqueza e cultuar um anjo caído que se chama lúcifer. Os seres humanos nascem e crescem se sujeitando às banalidades criadas e aceitas passivamente pela maioria. Talvez estejamos num caminho sem volta, sem recuperação caminhando para um abismo. Os seres humanos construíram e valorizaram um liberalismo capitalista desprezível que destrói e corrompe o homem a cada dia, deixando-o alienado e distante das grandes virtudes morais e do amor de Deus pai e de uma família. A verdade é que assim caminha a humanidade para sua destruição e das famílias abençoada por Deus pai!Na verdade está-se acelerando o processo de decadência da humanidade que está carecendo urgentemente de uma grande transformação na vida,politicas etc.Só poucos estão atentos e conscientes aos “sinais” dos tempos e difundem a verdade para os que nada sabem sobre os dias difíceis que se aproximam.
    Que fim terá Nosso Mundo, nossas vidas e das famílias tradicionais, se o mundo de hoje virou hum caos ingovernável sem que os seres humanos Só Pensam em Poder e Riqueza e destrói a Natureza e destruí a família e cultuar o lúcifer(Diabo). Pode o homem ser chamado de ser mais inteligente da terra ?
    É vergonhosa a situação a que chegou o homem com sua forma de Civilização, onde a fome mata todos os dias milhões de pessoas em todo o mundo, a maior parte crianças que não chegam à idade adulta por falta de alimento, enquanto outras comem demais e ficam obesas pelos erros e excessos alimentares como o fazem seus próprios pais.
    É um mundo de contrastes entre luxo e lixo, riqueza material e miséria moral, etc.,

    ResponderExcluir
  4. A humanidade são seres mais espetacular em todo o universo.Mais mesmo assim essa humanidade não dar o valor para o amor de Deus pai Tem mais o nosso Deus pai além de nos conceder a vida, ainda nos deu algo que é simplesmente inexplicável e que ironicamente é nossa ferramenta para explicar e entender as coisas ao nosso redor; a inteligência.
    Apesar de tanta perfeição e beleza no amor puro e verdadeiro do nosso Deus pai encontrada no coração dele mais assim na raça humana não respeita esse amor puro e verdadeiro!Por mais que o mundo pareça estar caminhando para um futuro promissor de grandes investimentos, riquezas, paz e igualdade a todos, não se deixem enganar! Agarre com firmeza a vontade de Deus para sua vida e não abra mão de sua fé.Use a esperança e oração do terço como sua grande arma contra aqueles querem destruir a seu carate e etc. Esse é o meu ponto de vista em relação dessa raça humana ou humanidade! Mais mesmo assim não desejo ver essa raça humana ou humanidade desaparecer para sempre no universo e nesse planeta! Gosto muito desse planeta! Eu considero de coração esse planeta a minha 2 casa!
    Deus quer se apresentar a você da forma que Ele realmente é, deixe que essa verdade adentre o seu coração. Estou não atribuir tais palavras a todos não ! Sei que tem muita gente boa que tem coração puro e verdadeiro! Eu vou colocar uma frase que Jesus falou para toda a humanidade!
    Bem aventurados os mansos, porque herdarão a terra! São essas pessoas que são calmas, dóceis, gentis e tranqüilas em sua maneira de falar e agir ,que vão herdar esse planeta que se chama terra! Esse é outro ponto de vista! É isso que quera fala! Que vcs todos ficam com amor de Deus pai!

    ResponderExcluir
  5. Esse são as minhas qualidades ->>> Eu sou calmo, dócil na hora certa, educado por natureza ,gentis e tranqüilo em minha maneira de falar e agir ! Eu não sou mal educado com ninguém,etc! Quero viver junto com a minha família no mundo de pessoas que são calmas, dóceis, gentis e tranqüilas em sua maneira de falar e agir e que tenha paz e sem brigas ,traição,etc! Esse é o meu desejo que esta no meu coração!abraço

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do estudo esclarece muito e como foi dito se a tecnologia evolui tambem espirito evolui pois a materia e espiritos estão juntos o pessimis que gerado pela gente poi mais a perder já que um proxesso evolutivo se da a mudança de gerações tudo tem um ciclo o mais novo de hoje os doidãoes da vida toman juizo os mus vão sendo ceifados pela pseudo morte e no mundo espiritual ou melhoram ou pioram depende de nos tambem todaviam se melhoram não encontram vibrações positivas então o terreno da energia negativa fica mais ativada mais o curso da natureza é implacavel os maus iram perecer na materia e uma nova geração fara diferente se de cada mil pessoas uma tiver conciencia de vida pois vida em vida e que fazemos um elo no universo isso ja é uma evolução

    ResponderExcluir
  7. Descobri o espiritismo sozinho quando li mais de 60 evangelhos e perceber que o apocalipse foi retirado por 400 anos e os judeus tambem acredita em rencarnação veja esse essemplo.nessa tradução pobre a ssb Malaquias 4:5, este mensageiro é "o profeta Elias", a quem Jesus identifica aqui como João Batista. Isso significa que João Batista era Elias reencarnado?

    ResponderExcluir
  8. (Lucas 9:22), Ele levou Pedro, Tiago e João a um monte para orar. Enquanto orava, Sua aparência pessoal foi transformada em uma forma glorificada, e as suas vestes tornaram-se brancas deslumbrantes. Moisés e Elias apareceram e falaram com Jesus sobre a Sua morte que aconteceria em breve. Pedro, sem saber o que estava dizendo e sendo muito medroso, ofereceu-se para organizar três abrigos para eles. Sem dúvida isso é uma referência aos estandes utilizados para celebrar a Festa dos Tabernáculos, quando os israelitas habitavam em cabanas por sete dias (Levítico 23:34-42).

    ResponderExcluir
  9. Jose Joacildo De Souza Junior A internet é a luz que Nos dá informação kkkkk nunca mais ficou na minha mente sera que foi kkk sera é comprovado fisicamente na historia busque mais nossa historia saia do medo eu percebi isso quando era criança quando eu vi um epsodio de thundercats que falava de mongo mongo era o medo e o que dava a ele força era seu medo devido sua aparencia ve na foto então fica claro o medo [e uma das armas do fracasso.
    A Falta do conhecimento de nossa historia de nossas origens nos faz errar não quero convencer ninguém a nada mais não vou esgrimir minha fé em deus e na vida depois da vida que já nos é eterna. O verdadeiro diabo que nos atormenta são nossos próprios entes queridos que outrora foram maus e agora não conseguem entender o desencarne, estão presos na materialidade da vida não esqueça das palavras do cristo.
    Onde esta o seu tesouro estara seu coração.
    Descobri o espiritismo assim de maneira natural minha vida é feliz demais pois não tenho nada material mas tenho felicidade e meus fantasmas e demonios sumiram quando decidi orar por eles po isso preocuro um amigo espirita em minha região para aprender e não encontro ninguem dese ja que os amigos mesmo que seja na internet me procurem pois sou um recen nascido da verdade minha cidade as casas espiritas são muito longe e dificil esta aqui no rri peço oração de uma alma arrependida e conciente de seu desti deixo essa frase de amor vinda da minha alma e por favor se voce leu me procuram.
    .A alma Nunca Morre Ela é Eterna como a Misericórdia de deus é eterna . É Hora De Nos Desfazer da materialidade e Do inferno eterno que nos aprisionava. As imperfeições da matéria pois tudo que é firmado na matéria constituem como a matéria perecível é hora de dar a césar o que é de césar e a deus o que é de deus, Diferenciar o que é físico do material conhecer nos mesmos que todo universo e unido assim como nosso corpo a alma. Aos cegos que não creem só lamento pois mesmo vendo tantas evidencia renunciar é mais fácil mais não termina aqui.Jogue uma bomba nuclear na terra exploda e vera que todo universo será afetado.Mais.somos como nosso planeta que nasce e renasce numa Harmonia e Cronica de quadrinhos para os incrédulos mais Para aquele que pensa e não é escravo da imposição kk é felicidade. Pois Todo Aquele Que crer Em Cristo Nunca morrera mais conhecerá Toda Verdade Que esconde a alma já que a sepultura é ilusão............................................................................................................................. JOSÉ JOACILDO DE SOUZA JUNIOR...... VIVO ENCARNADO

    ResponderExcluir
  10. JOSE JOACILDO EX MORADOR DE RUA REJEITADO PELOS PAIS HOJE TECNICO EM INFORMATICA RADIO OPERADOR SE EVOLUÇÃO MORAL NÇ]ÃO EXISTE ENTÃO MINHA VIDA E ANATEMA

    ResponderExcluir