segunda-feira, 6 de maio de 2013

Cartas de Tarot e a visão Espírita

Kardec durante a obra da Doutrina Espírita convidou-nos a utilizar a razão em todos os casos.
 

Utilizando a minha razão, concebo que não faz sentido nenhum o ritual das "adivinhações". É importante deixar claro que "cartas de tarô" nada tem a ver com a Doutrina Espírita.
 

Acho possível a pessoa que "joga as cartas" ser médium e em raros casos, devido a isso, "captar" algo. Todavia, uma pessoa que "joga as cartas" muitas vezes cobra por isso... além disso, se a pessoa acredita que a resposta está nas cartas e não numa possível mediunidade notamos a falta de esclarecimento racional... Assim, juntando uma pessoa que cobra pela mediunidade, bem como sem esclarecimento racional, podemos constatar o nível dos espíritos afins dela.
 

Vale lembrar que NENHUM espírito superior faz previsões, muito menos se preocupa com acontecimentos corriqueiros da vida de cada um.

É inegável que o Espiritismo, essencialmente, como fato natural, como lei da vida, é de todos os tempos, encontra-se ainda que de modo difuso ou velado no alicerce de todas as crenças imortalistas, razão por que deve ser concebido não como uma seita particular e sim como elemento capaz de fortalecer as diversas religiões e abrir caminho para que elas se encontrem com as várias ciências, levando o homem a cumprir de maneira integral seu destino neste mundo, através do desenvolvimento tanto das potencialidades sentimentais quanto intelectivas. 

Assim sendo, nada impede que um católico, um teosofista, um amante da umbanda ou do esoterismo seja também espírita, em face do caráter universalista, cósmico, do Espiritismo, e quem quiser defender esta posição certamente descobrirá algumas frases de Allan Kardec para se apoiar. Contudo, somente será espírita em parte, e não de modo completo, pois é igualmente indiscutível que a verdadeira Doutrina Espírita está no ensino que os Espíritos deram (“O Livro dos Espíritos”, introdução, item XVII), e tal ensino é suficientemente claro quando estabelece os fundamentos de uma filosofia racional (idem, Prolegômenos) que incompatibiliza a teoria e prática do Espiritismo com tudo aquilo que tem sabor místico e é destituído de conteúdo lógico. Daí porque ninguém pode ser fiel à causa espírita se deixar de agir com bom senso.



Segue uma entrevista do Richard Simonetti, a qual ele discorre sobre astrologia:


 01 – Os astros governam nossa vida?
Apenas no imaginário popular, sempre propenso a aceitar fantasias sobre os mistérios do destino humano. Há pessoas especializadas em ler o nosso futuro na borra do café. ninguém perde dinheiro apostando na ingenuidade humana.

02 – Mas a Astrologia é milenariamente cultivada, situada como uma complexa ciência…
Para os sonhadores… Astronomia, esta sim, uma ciência, demonstra que os movimentos dos astros não guardam a mínima relação com o destino das pessoas.

03 – O fato de nascermos sob determinado signo, uma conjunção de astros no céu, no dia de nosso nascimento, não influi, de certa forma, em nossa personalidade, em nossa maneira de ser?
Nossa personalidade é fruto de experiências pretéritas, em vidas anteriores. Admitir que o indivíduo possa ser manso ou um troglodita, ter ouvido afinado ou não saber distinguir um fá de um dó, ter vocação para o estudo ou odiar livros, por influência astrológica é algo tão extravagante quanto a doutrina das graças, segundo a qual deus teria seus escolhidos para a salvação. e a justiça, onde fica?

04 – Como explicar o fato de que os horóscopos definem o perfil psicológico da pessoa, de conformidade com seu signo?
O perfil psicológico no horóscopo é feito de generalidades. as pessoas sempre se encaixam em algumas características apresentadas. Se consultarmos os doze signos do zodíaco verificaremos que em todos há algo de nossa personalidade.

05 – E quanto ao dia-a-dia? Há pessoas que lêem diariamente seu horóscopo com boa margem de acertos.
Também é feito de generalidades. Algo como dar tiros no escuro. Alguns atingirão o alvo. considere, ainda, que sob influência do horóscopo as pessoas criam condicionamentos. Digamos que eu leia que o dia não me será favorável; terei dissabores e contrariedades. admitindo essa idéia assumirei uma postura negativa que me levará a ver dissabores e contrariedades nas rotinas diárias e até contribuir para que aconteçam.

06 – E poderia ser o contrário?
Exatamente. Se eu me convenço, porque li no horóscopo, de que meu dia será maravilhoso, assim tenderá, porquanto estarei estimulado a cultivar o bom humor, convicto de que tudo correrá bem.

07 – Seria tudo condicionado ao poder de nossa mente?
Isso é elementar. Por isso a recomendação basilar do oráculo de delfos, não é: “homem, conhece a astrologia”. Recomenda “homem, conhece-te a ti mesmo”. Na medida em que nos aprofundarmos nesse imenso universo que é a nossa alma, decifraremos com muito mais propriedade o nosso destino.

08 – E a opinião do Espiritismo?
No livro A Gênese, capítulo 7, Allan Kardec destaca a impropriedade da Astrologia, abordando fatos científicos. A pá de cal sobre o assunto está na questão 867, de O Livro dos Espíritos. Pergunta o codificador: Donde vem a expressão: Nascer sob uma boa estrela? Respondem os espíritos mentores, incisivamente: Antiga superstição, que prendia às estrelas os destinos dos homens. Alegoria que algumas pessoas fazem a tolice de tomar ao pé da letra.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

43 comentários:

  1. Creio ser perigoso basear sua vida em cartas. Conheço um caso que as cartomantes, leitoras de tarot e videntes relataram uma situação falsa para uma pessoa. O resultado foi catastrófico. Tudo que foi dito era errado, e a família foi esfacelada por causa desta leviandade. A pessoa que procurou ajuda foi em várias tarólogas e todas disseram a mesma coisa errada. Quando ela procurou ajuda em uma casa espírita séria, após os estragos já terem acontecido, falaram que ela estava sendo enganada e os obsessores que a acompanhavam, interferiam junto as videntes propagando informações falsas. Daí o perigo em procurar estes ditos profissionais. Por favor gente, não façam isso. É perigoso demais.

    ResponderExcluir
  2. Tenho estudado a ciência do Tarot e posso afirmar que nada tem a ver com previsões do futuro. Quem o utilizar para esse fim não o utiliza bem. O tarot é apenas uma ferramenta de autoconhecimento, que obedece a uma lógica muito pessoal e que, como tudo neste mundo, pode ser bem ou mal utilizada. O ser humano é possuidor de livre arbítrio e cada ser é responsável pela construção do seu futuro, podendo modificar a cada instante presente o mesmo. Mais uma vez lembro, o tarot apenas mostra o que se passa dentro de nós, ou do nosso espírito e orienta nos, mostrando aquilo que não vemos com clareza por estarmos muito próximos de nós próprios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz de ter encontrado alguém que pensa como eu!!!!

      Excluir
    2. EU sou Espírita kardecista e faço uso fo tsro terapeutico Para definir o estado do psiquismo emocional do consulente e recomendar florais. Leitura que se fas do subconsciente do paciente indicado pela sua energia quando embaralha as cartas. Uso Como terapia mâo Como advinhaçao.aconselhamento

      Excluir
    3. Estou estudando baralho cigano... acredito que se usado com responsabilidade e boa intenção nao pode causar males... Não se deve interferir na vida das pessoas, apenas fazê-las analisar por si mesmas a situação e escolher o que elas mesmas quiserem.

      Excluir
    4. Leio o tarô e aprendi dessa forma do autoconhecimento.

      Excluir
  3. Essa minha relaçao vai seguir em frente?

    ResponderExcluir
  4. TAROT E PRATICA DE ESPIRITISMO TIPO KARDECISTA: SÃO A MESMA COISA!SÓ DIFERINDO A FORMA E MANEIRA DE PESQUISAR. AMBAS SÃO EXERIÊNCIAS DE MAGNETISMO. MAS QUEM RESPONDE AFINAL? SERES ELEMENTAIS EM AMBOS OS CASOS. O MESMO PARA A OUIJA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. No Tarot você (Eu Inferior) dialoga com o seu Eu Superior. É ele que te responde, não é um elemental.

      Excluir
  5. Aqui em casa tem cartas e um livro de tarot explicando o significado de cada carta. Pertenceu a minha irmã, mas ela casou e deixou por aqui. Ela não é nenhum tipo de cartomante, nem nunca ofereceu serviço de lida de cartas. Nós somos cristãos e temos muita afinidade com a doutrina espírita. Ela comprou em uma livraria quando era mais nova e raramente usava. Usava mais para saber sobre certas situações, nunca para prever futuro, ou algo do tipo. Como o colega falou ali em cima, ela utilizava para o autoconhecimento. Ela até já me ajudou a ler cartas e me ensinou a ver sozinho. Enfim, os anos se passaram, o livro com as cartas está na prateleira há anos e eis que me vi querendo utilizá-lo de novo, apenas por curiosidade, para saber o que o livro tem a dizer sobre uma certa situação. Porém eu tenho dúvidas e receio. Dúvida se a doutrina espírita denega esse tipo de coisa. E de que eu tenho receio de utilizar minha energia mexendo com essas coisas, quando poderia utilizá-la para coisas muito mais importantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. USE O TARÔ E OBTENHA O ESCLARECIMENTO QUE DESEJA! VOCÊ NÃO DEVE NADA A DOUTRINA ALGUMA! TUA RESPONSABILIDADE É CONTIGO MESMO E APENAS COM VOCÊ MESMA! MUITA COISA NA DOUTRINA ESPIRITA,NÃO SE SUSTENTA DIANTE DE UMA ANÁLISE CABALISTICA! E MUITOS PONTOS DA DOUTRINA ESPIRITA,POR CONTA DISSO MESMO,ESTÁ TOTALMENTE ERRADO! USE O TARÔ E PROCURE A CABALA!

      Excluir
    2. O verdadeiro tarô é o coração da gente. Quem tem fé em Jesus, não tem pressa pro futuro, não tem espelho melhor que o próximo, tem amor maior do mundo.

      Excluir
    3. QUEM FOI QUE FALOU DE AVERIGUAR O FUTURO? ESTUDE ESTE ORACULO E OUTROS E SÓ DEPOIS EXPONHA SUA OPINIÃO! PARA DE REPETIR OPINIÕES DE OUTROS! USE SUA MENTE! PENSE POR VÓS!

      Excluir
    4. Concordo com você meu amigo.Essa pessoa ai de cima,veio com essa de que o tarô è para xeretar no futuro. Quanta ignorância. Repito o que você disse,para de dizer tolices,e vá estudar o uso de oraculos. comece pelo tarô,depois o I Ching e então o tabuleiro ouija! Com estes oraculos euma ritualistica aproprida, você tera acesso as profundezas da sua mente. E as eras e civilizaçoes mais remotas do passado. Acesso a seres,civilizaçoes e inteligencias desconhecida. Estude e para de ficar dizendo bobagens.Busque as ciencias arcanas.

      Excluir
    5. Concordo plenamente. Com um tabuleiro ouiha,temos contato e acesso,a seres e inteligencias desse universo,dessa galaxia,e mesmo de outros universos e dimensões paralelas. E o tarô é a chave da sabedoria para o proprio ser pensante.

      Excluir
    6. Há mesmo necessidade de usar tarot ou qualquer outra coisa? Nós temos uma curiosidade normal para obter respostas por vias fáceis. Tarots, tabuleiros, etc viciam as pessoas em oráculos. Quer um bom conselho? Leia o evangelho de Lucas, Mateus, Marcos e João, e veja o que Jesus achava disso. Veja Mateus 12 vs 22-31. Leia o evangelho na fonte (eu sou simpatizante do espiritismo).

      Excluir
    7. SE FALOU DE CABALA,ESSE AI DE CIMA NÃO ENTENDEU NADA DE COISA ALGUMA,E VEIO COM ESSA DE TENTAR DEFINIR ORÁCULOS SEM NEM SABER O QUE SÃO! PARA COMPLETAR SE APOIOU EM UMA IDÉIA ERRÔNEA DOS LIVROS DE LUCAS,MARCOS E JOÃO, QUE ANTES DE QUALQUER COISA,SÃO LIVROS CABALISTICOS! E SEM NEM SE AFIRMAR COMO ESPIRITA,SE ARVOROU LOGO EM QUERER DAR LIÇÕES SOBRE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS,DOS QUAIS APENAS OUVIU FALAR!!!

      Excluir
  6. DENTRE AS MUITAS PRATICAS DE ACESSO A DIMENSÕES FISICAS E ESPIRITUAIS EXISTENTES,EU LHE SURGIRO CAMILA,QUE VOCÊ PESQUISE E UTILIZE O TABULEIRO OUIJA! ISTO VAI LHE PROPORCIONAR UMA EXPANSÃO LOGICA,DAS FACULDADES CEREBRAIS E MEDIUNICAS,DE UMA FORMA QUE É DIFICIL,DE SE OBTER DE OUTRO MODO! O TABULEIRO OUIJA,POSSIBILITA O CONTATO E A COMUNICAÇÃO COMPREENSIVEL,COM UMA GAMA INFINITA DE INTELIGENCIAS,SERES ELEMENTAIS,ESPIRITOS,CASCAS QLIPHOTICAS,SERES EXTRA-PLANETARIOS,ESTELARES E MESMO INTERGALACTICOS! O USO DO TABULEIRO,TAMBÉM LHE POSSIBILITARIA MERGULHAR INTENSAMENTE NA CABALA!

    ResponderExcluir
  7. SOU DEFICIENTE FISICO E NAO AGUENTO MAS ESSA VIDA DE TER QUE TRABALHAR PRA RECEBER UMA MIXARIA NO FINAL DO MES E MORAR DE FAVOR NA CASA DOS OUTROS GOSTARIA DE TER O MEU CANTO MINHA CASA MAS ESTA DIFICIL POIS FIU ABANDONADO PELA MINHA VERDADEIRA MAER AINDA CRIANÇA JA SOFRI MUITO GOSTARIA DE PAZ E SSOSEGO RS REZEM POR MIM MEU EMAIL E RODRIGO_30LIDIBERDE@OUTLOOK.COM MINUSCULO

    ResponderExcluir
  8. ESTAS BEM CAMILA? ABANDONASTE O TEU BLOG? FAZ DEZENAS DE MESES QUE NÃO POSTAS ALGO NOVO! ESTAS COM DEPRESSÃO? ESTAS VIVA? OS TEUS LEITORES TE AGUARDAM! ESPERAMOS QUE ESTEJAS BEM! BEIJOS E ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
  9. CAMILA ESCREVA NOVAMENTE NO SEU BLOG!

    ResponderExcluir
  10. Esta errado a afirmação acima em que nenhum espírito superior faz previsões. Eu tive vários exemplos e quando aconteceu comigo antecipei a previsão a todos do meu convívio e bingo.. leio e procuro entender sendo que já tenho algum teoria para isso. O que faz por exemplo uma entidade espirita prever um assalto e pedi para não reagir e isso acontecer na sequência? Ação e reação de outra vida ? É fato verídico familiar

    ResponderExcluir
  11. Geralmente esse negocio de tarõ ,so sai coisas negativas ,deixando a pessoa mais trise e agoniada ,por isso digo confiar em Deus ,ter fé , orar indepedente de religião é a melhor coisa principalmente salmos .Não tem refrigerio melhor para a alma angustiada .

    ResponderExcluir
  12. Sou espírita! Mas já fiz várias consultas com médiuns, tarólogos renomados, búzios, tabuleiros e etc... e posso ser um caso raro, mas o fato q as previsões futuras não se cumpriram... nenhuma! Qto o uso desses oráculos para o autoconhecimento, acho válido... Mas hj para mim, o que realmente ficou como experiência é que Deus, ou como quiser chamar, nos deu o livre arbítrio! Os seres de luz podem nos avisar de um acontecimento futuro sim, mas para nos preparar e tbm pq foi concedida essa autorização pelos espíritos superiores!
    Eu sinceramente acho isso muito mais coerente com a sabedoria divina!

    ResponderExcluir
  13. Sou espírita! Mas já fiz várias consultas com médiuns, tarólogos renomados, búzios, tabuleiros e etc... e posso ser um caso raro, mas o fato q as previsões futuras não se cumpriram... nenhuma! Qto o uso desses oráculos para o autoconhecimento, acho válido... Mas hj para mim, o que realmente ficou como experiência é que Deus, ou como quiser chamar, nos deu o livre arbítrio! Os seres de luz podem nos avisar de um acontecimento futuro sim, mas para nos preparar e tbm pq foi concedida essa autorização pelos espíritos superiores!
    Eu sinceramente acho isso muito mais coerente com a sabedoria divina!

    ResponderExcluir
  14. Tenho síndrome do pânico e meu maior medo é de enlouquecer. Fui em uma cessão de umbanda onde a moça acertou varias coisas sobre mim e de como eu era, logo depois ela encorporou e fez varias coisas que me deixaram com muito medo. No final ela disse que tinham duas entidades comigo tentando me enlouquecer mas que ela tinha expulsado eles. Final da história, saí de lá pior do que entrei e tenho medo até hoje de enlouquecer e de espíritos tentarem isso comigo... :(

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber se irei reencontrar meu marido que se foi

    ResponderExcluir
  16. Boa noite.... descorso da mensagem que foi passada.... gosto do evangelho segundo o espírito. .. gosto das msg passadas... mas faço uso do Tarô cigano sim... Não cobro um centavo.... e posso dizer que por não cobrar... o que tem de pessoas precisando de auxilio... Não faço uso de matanças... e nem prático encantamento com minhas próprias mãos... analiso cada caso separado e com auxílio de minha cigana oriento o irmão necessitado a tomar um banho de encontro com a situação.... e realizar orações... orações essas espíritas. .. para os mesmo se encontrarem e ter paz de espírito e seguir sua jornada positiva aqui neste mundo.
    Mas sei que cada um pensa conforme foi doutrinada... e eu sou uma pessoa livre... adoradora das coisas boas que não prejudicam a vivência do ser humano nem aqui nem em outras vidas.... Rumo a evolução

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc poderia me ajudar?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  17. Boa noite.... descorso da mensagem que foi passada.... gosto do evangelho segundo o espírito. .. gosto das msg passadas... mas faço uso do Tarô cigano sim... Não cobro um centavo.... e posso dizer que por não cobrar... o que tem de pessoas precisando de auxilio... Não faço uso de matanças... e nem prático encantamento com minhas próprias mãos... analiso cada caso separado e com auxílio de minha cigana oriento o irmão necessitado a tomar um banho de encontro com a situação.... e realizar orações... orações essas espíritas. .. para os mesmo se encontrarem e ter paz de espírito e seguir sua jornada positiva aqui neste mundo.
    Mas sei que cada um pensa conforme foi doutrinada... e eu sou uma pessoa livre... adoradora das coisas boas que não prejudicam a vivência do ser humano nem aqui nem em outras vidas.... Rumo a evolução

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

      Excluir
  18. O Taro não revela o futuro, apenas ajuda a construí-lo.

    ResponderExcluir
  19. Tarot é um oráculo e oráculos, se utilizados da forma correta, servem para desenvolver a intuição.
    E você que lê este comentário, se pergunta: "para quê eu preciso desenvolver a intuição?" Suponho que você segue ou conhece a doutrina espírita, certo? Então, antes dos espíritos reencarnarem, eles assumem certos compromissos que...

    ResponderExcluir
  20. Por favor, entrei aqui e li essas mensagens porquê ontem joguei taro com uma pessoa que já tinha consultado outra vez e ela só disse coisas ruins. Sei que estou fugindo do foco, mas gostaria de encontrar uma palavra para me nortear pq fiquei muito perdida...P.ex.: estou procurando um emprego na área que me interessa e ela disse que não me vê seguindo isso. Gosto de um cara ha anos, finalmente tomei coragem falei com ele e estamos saindo, ela disse que ele ama outra e vai ser apaixonar por uma terceira. Na minha família está tudo bem e ela disse que vai ter mudança.
    Se alguém puder ajudar em algo (se for possível) eu agradeço

    ResponderExcluir
  21. Assassinaram minha neta,faz,6meses,fui Numa cartomante,ela sem dó e nem sem dó nem piedade disse que o irmão dela vai vai morrer eu saí de lá louca Alguém pode me ajudar

    ResponderExcluir
  22. O tarô é apenas um conjunto de cartas impressas em pequenos papeis. Não há nada de perigoso nisso. O ser humano que possui coração nobre, mente sã e vontade de ajudar pode oferecer através de sua intuição e do seu deck de cartas ajuda ao próximo. É a caridade em sua mais simples expressão.

    O espiritismo foi por muito tempo um doutrina execrada, preconceituada e mesmo banida. Agora que tem direito à livre expressão de ideias não deve usar esse dom para deturpar as crenças alheias.

    Todo caminho com amor e caridade é bom.

    ResponderExcluir
  23. adoro TAROT, astrologia e numerologia. detesto o espiritismo. tenho horror ao reiki, pois sigo o caminho da mão esquerda, e o caminho da mão esquerda - gnosticismo, ve o reiki como um horror que sufoca a individualidade. tenho horror a jesus tambem, pois sou um satanista praticamente. um satanista gnostico.

    o espiritismo prega submissão a jeová, o deus criador da materia. na visão gnostica o verdadeiro deus do espirito é lucifer, pois é inimigo e de jeová, o deus da materia. ja o tarot, a numerologia e astrologia indicam caminhos, e funciona, é incrivel

    ano passado em 2015, as coisas bateram perfeitamente. foi nesse ano que conheci todo esse assunto oculto. antes mesmo de saber que estava no ano pessoal 5 e nem fazia ideia que estava vivendo o ano do arcano 11 a força, eu procurei alguns textos ocultos de mão esquerda e tudo que vivi bateu perfeitamente. vivi uma liberdade que nunca tive igual antes, andando pelo frio das madrugadas, das noites, etc o 5 é o numero mais poderoso que existe pois ele quebra todas as limitações, o 4 é a limitação, a ordem, a hierarquia, a vida pacata e cheia de esforço/ordem, é saturno. o 5 destruiu isso tudo, é plutão, é o mundo sem fim, é o infinito.

    ResponderExcluir
  24. Sou espírita e adoro tarot: Realmente, para casos divinatórios, em perguntas frívolas, evidentemente que não vêm os espíritos superiores, mas entidades frívolas também. Quanto mais seriedade, mais sério vai ser o espírito. Não pelas cartas, mas pela intenção de quem está na consulta. Esses meios servem para quem orienta a pessoa passar conselhos e recomendações. A tiragem terapêutica, que venho estudando, dá outra finalidade ao Tarot, e é coisa recentíssima. Vale dizer que o uso de Tarot não é prática espírita e sim, espiritualista. A mediunidade, no espiritismo, é usada de forma direta. Espiritismo é Espiritismo e Tarot é Tarot, um conjunto de 78 cartas que funcionam como oráculo. Falta dizer que você pode usar os arcanos maiores para fazer uma espécie de meditação buscando o autoconhecimento.

    ResponderExcluir
  25. As previsões podem ser feitas pq o tarot se baseia nas energias presentes. Intensos e pensamentos do consulente e das pessoas envolvidas. Por isso para se evitar infortúnios devem trabalhar com aconselhamento sempre semeando a paz Eno bem estar de todos os envolvidos fazer com que uma energia Ruin mude e se torne benéfica. E assim que eu trabalho é tenho muito orgulho do que faço assim como os terapeutas que indicam florais ou outras formas de tratamento até mesmo c pedras.

    ResponderExcluir