quarta-feira, 6 de junho de 2012

Diferenças entre Clarividência, Vidência, Audiência, Clariaudiência, Dupla vista.

A vidência e a clarividência são essencialmente anímicas. Trata-se da visão que o próprio Espírito encarnado tem do mundo invisível. Não há interferência de Espíritos e por isso não deveria (segundo Allan Kardec), ser considerada mediunidade. Mas, para fins de classificação, ele é tida como sendo uma mediunidade. 

Mesmo nos casos em que um Espírito amigo mostra um quadro projetado no ambiente astral, ainda assim, é o médium quem vê. Há ajuda na formação do quadro, mas não na visão propriamente dita. 

Vidência é a faculdade superficial. Clarividência, a mesma faculdade, mas com alcance mais profundo, podendo estender-se no espaço e (em alguns casos) no tempo. 

A dupla-vista é a clarividência, acompanhada da projeção do Espírito no mundo astral. Trata-se do chamado "desdobramento". Entendemos a mediunidade de audiência como aquela em que a voz aparece na intimidade do ser. A clariaudiência é diferente, por tratar-se de uma voz clara, exterior.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Gostei muito da explicação sobre as diferenças sobre as percepções de nós Espíritos!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da explicação sobre as diferenças sobre as percepções de nós Espíritos!

    ResponderExcluir
  3. A clarividência pode vir a se manifestar em médiuns que nunca tevê,mas faz prece pedindo a Deus que sê desenvolva?

    ResponderExcluir
  4. Parece haver alguma distorção quando se diz "sem interferência dos espíritos", e também quando se atribui a Allan Kardec o fato de não considerar a Vidência e a Clarividência uma mediunidade. Sugiro uma revisão mais aprofundada, com vistas de estudo e não apenas de leitura, da obra "O Livro dos Médiuns" de Allan Kardec e da obra "O Dom da Mediunidade" da Dra. Marlene Nobre.

    ResponderExcluir