quinta-feira, 7 de junho de 2012

Gnomos e Duendes

A sociedade deu a estes tipos de seres variados nomes, dentre eles os mais comuns são Gnomos e Duendes. Bom, eles existem sim, mas não da forma mística ou mágica pela qual as pessoas costumam falar. Esses seres, geralmente, são espíritos muito afins à natureza e não suportam vê-la em degradação. São espíritos que provocam os fenômenos da natureza, são zombeteiros, e na maioria das vezes possuem um caráter engraçado, pois gostam de se comprazerem na vida das pessoas, etc. No livro dos Espíritos, a obra básica da doutrina espírita, é esclarecido em um capítulo sobre estes seres:

  • Na terceira Ordem - Espíritos Imperfeitos temos :

( L.E. 103) Nona classe. Espíritos Levianos – São ignorantes, maliciosos, inconsequentes e zombeteiros. Envolvem-se em tudo, respondem a tudo, sem se preocupar com a verdade. Comprazem-se em causar pequenos desgostos e pequenas alegrias, atormentar e induzir maliciosamente ao erro por meio de mistificações e espertezas. A esta classe pertencem os Espíritos vulgarmente designados sob os nomes de duendes, trasgos, gnomos, diabretes. Estão sob a dependência dos Espíritos Superiores, que se utilizam deles, muitas vezes, como fazemos com os nossos servidores.

Nas suas comunicações com os homens, a linguagem é algumas vezes espirituosa e engraçada, mas quase sempre sem profundidade. Compreendem os defeitos e o ridículo humanos, exprimindo-os em tiradas mordazes e satíricas. Se usam nomes supostos, é mais para se divertir conosco do que por maldade.


Logo abaixo, há um jogo de perguntas e respostas, também no livro dos espíritos, em que é falado desses seres e o como eles agem na natureza.


Ação dos Espíritos nos fenômenos da Natureza

536. São devidos a causas fortuitas, ou, ao contrário, têm todos um fim providencial, os grandes fenômenos da Natureza, os que se consideram como perturbação dos elementos?
“Tudo tem uma razão de ser e nada acontece sem a permissão de Deus.”

536a) - Objetivam sempre o homem esses fenômenos?
“Às vezes têm, como imediata razão de ser, o homem. Na maioria dos casos, entretanto, têm por único motivo o restabelecimento do equilíbrio e da harmonia das forças físicas da Natureza.”

536b) - Concebemos perfeitamente que a vontade de Deus seja a causa primária, nisto como em tudo; porém, sabendo que os Espíritos exercem acção sobre a matéria e que são os agentes da vontade de Deus, perguntamos se alguns dentre eles não exercerão certa influência sobre os elementos para os agitar, acalmar ou dirigir?
“Mas evidentemente. Nem poderia ser de outro modo. Deus não exerce ação directa sobre a matéria. Ele encontra agentes dedicados em todos os graus da escala dos mundos.”

537. A mitologia dos antigos se fundava inteiramente em idéias espíritas, com a única diferença de que consideravam os Espíritos como divindades. Representavam esses deuses ou esses Espíritos com atribuições especiais. Assim, uns eram encarregados dos
ventos, outros do raio, outros de presidir ao fenômeno da vegetação, etc. Semelhante crença é totalmente destituída de fundamento?
“Tão pouco destituída é de fundamento, que ainda está muito aquém da verdade.”

537a) - Poderá então haver Espíritos que habitem o interior da Terra e presidam aos fenômenos geológicos?
“Tais Espíritos não habitam positivamente a Terra. Presidem aos fenômenos e os dirigem de acordo com as atribuições que têm. Dia virá em que recebereis a explicação de todos esses fenômenos e os compreendereis melhor.”

538. Formam categoria especial no mundo espírita os Espíritos que presidem aos fenômenos da Natureza? Serão seres à parte, ou Espíritos que foram encarnados como nós?
“Que foram ou que o serão.”
538a) - Pertencem esses Espíritos às ordens superiores ou às inferiores da hierarquia espírita?
“Isso é conforme seja mais ou menos material, mais ou menos inteligente o papel que desempenhem. Uns mandam, outros executam. Os que executam coisas materiais são sempre de ordem inferior, assim entre os Espíritos, como entre os homens.”


 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

25 comentários:

  1. Gostei muito do texto. Os elementais são os construtores do planeta e do universo, trabalham sob o comando de benfeitores e executam tarefas ligadas a natureza, eles são na evolução uma vida de transição entre reinos, todos nós já estagiamos nessa parte da criação, como dizem do começamos no átomo e caminharemos até o arcanjo... Abraços

    ResponderExcluir
  2. gostei muito,muito boa a visao .nao muito diferente dos wiccas.

    ResponderExcluir
  3. Ja vi duas vezes, e não sei oque comentar sobre isso, se alguém puder me explicar alguma coisa sobre isso eu agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha andava falando de um amiguinho até que fiquei curiosa e fui na escola ver se tinha algum amiguinho chamado Edson , mais não existia nenhum Edson então perguntei pra ela onde ele morava , como ele era , de que que brincava e ela tava com um comportamento muito debochado e respondao então ela me disse que ele morava aqui que ele era verde eu achei muito estranho pois um espírito verde ne?mais continuei com as perguntas e cada vez mais eu estava certa de que era um espírito mais qual verde e que ela tava adiquirindo traços dele e por sinal muito ruim os traços de zombaria de brincadeira etc então eu descobri que duendes não é só uma fábula ou um conto místico mais são espíritos

      Excluir
    2. Não julgue sua filha, eles existem sim, pegue uma folha e coloque no papel as características dele pelo que vi esse aí não e um amigável converse com sua filha sobre ele ate que ele seja algo normal para ela a ponto dela contar tudo sobre ele! Faça todas as anotações! Sua filha pode ser clarevidente! Faça o hoponopono para sua filha, é uma oração, você fala o nome da sua filha e diz sinto muito por favor me perdoe obrigado e eu te amo! FacF isso 108 vezes qualquer duvida me chama no whatsapp 41996208854 abraço

      Excluir
  4. Bom texto, com fundamentos. Eu acredito em gnomos, duendes, e penso como está escrito, criaturas que circulam entre nós.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, eu tenho 2. Mas não os quero mais. O que fazer? Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Eu quero! Dá eles para mim.
    Meu zap é 71997273907. Agradeço

    ResponderExcluir
  7. Eu ontem na minha mãe eu vi um gnomo verde muito lindo sentado,Só não entendi porque apareceu pra mim.

    ResponderExcluir
  8. Eu vi uma vez, eu tinha acendido uma vela, e dois copos ao lado da vela, um de cada lado.Estava amanhecendo e vi três, um na frente de cada copo e um a frente da vela,pareciam bonequinhos, lindos fiquei muito impressionada, nunca mais vi e até hoje, não sei pq apareceram pra mim!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto dos duendes.nunca vi mas acredito que existem e cada pessoa acredita neles de uma forma..Eu gostaria de ter vários mas aqui em petropolis eu não encontro para comprar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duendes não pode ser comprados , eles se sentem ofendidos e fazem travessuras ! Você precisa ganhar um.

      Excluir
    2. Ja lu varias coisas sobre isso, e vc pode comprar sim! Pois sao caros e nem todo mundo pode lhe dar um, sem contar q nem todos vão conhecer suas crenças! Ao comprar um é só fazer o ritual e conversar com ele..

      Excluir
  11. Eu tenho um e ele me dá muita sorte

    ResponderExcluir
  12. Eu comprei um duende aqui em Curitiba dei ele pra minha filha, mas ele se comunica comigo e não com ela, é como se ele tivesse mais afinidade comigo, não sei pq, estou falando com uma moça de Manaus ela é médium sabe bastante sobre duendes e seres elementais o duende apronta umas coisas mas só de esconder as coisas kkkk mas TB é meu companheiro me acalma quando estou muito estressada

    ResponderExcluir
  13. Sonhei várias vezes com um anão que parecia um duende, muito feio que ficava na beirada da minha cama me olhando e quando eu acordava o cheiro dele estava no quarto , só parei de sonhar quando eu mudei de casa, o sonho era horrível e o cheiro pior ainda

    ResponderExcluir
  14. Acredito sim nós seres elementos da natureza. E já sonhei muitas vezes com gnomos de vários tipos. Eu mesma fiz vários gnomos de argila pra mim mesma..fiz até um garragnomo e ele é muito bonzinho..sempre deixo água limpa..maçã. ..bombons..e uma planta ou uma flor no vasinho pra ele.Agora fiz um maior e vou fazer todo ritual com ele e dar um nome. Nunca o vi de fato..apenas em alguns sonhos...e só uma vez..assim que eu tinha feito ele...numa manhã. .acordei com uma mãozinha minúscula, nas minhas costas..na mesma hora pensei nele e virei. .mais não tinha nada.Mais fiquei muito feliz.
    Nunca aconteceu nada demais..só as vezes algumas coisas somem. Pequenos objetos.As vezes reaparecem, outras não. Nada demais.
    Mais sempre respeito eles é nunca me fizeram nenhum mal.

    ResponderExcluir
  15. Meu irmão é vidente e uma vez no sítio de uma ex-namorada à noite .Ele jura que tomou um susto..quando foi no Jardim ,enquanto aguardava o jantar ser servido..foi pegar um arzinho e ele disse que lá tinha algumas pequenas estátuas de gnomos de Jardim. ..e derrepente ele olhou e viu que essas estátuas se transformaram em anões e ele ficou sem reação!
    E eu já vi num canal famoso de relatos. .que uma mulher ganhou um boneco do papai Noel que tem um sininho na mão, no Natal. E numa madrugada ela acordou e viu um anão igual ao boneco com as mesmas roupas correndo pela sala..ela disse que correu pro quarto e esperou amanhecer.Pela manhã, ela pegou o boneco e jogou no lixo na rua.Achei um pouco assustador...

    ResponderExcluir